PROJETO DE LEI COMPLETAR DISCUTE A ABERTURA DO COMÉRCIO 24 HORAS EM SANTA MARIA


Gerson Geovanni Online


Na Pauta Opinião

Por Gerson Geovanni


Sempre pautei minhas manifestações, sobre o tema que for, alicerçado em vários adjetivos.

Gerson Geovanni 

Embora todos sejam importantes para a formação e defesa de meus conceitos, nenhum é mais significativo, do que a  COERÊNCIA, uma única palavra que nos conduz a vários significados e entendimentos, como, saber separar o Joe do Trigo.

Esta semana me desloquei a Santa Maria, cidade localizada a aproximadamente 300 km da capital dos gaúchos, na região central do estado, para compromissos comerciais e também, para visitar e fortalecer laços afetivos, uma vez que parte da minha vida profissional, foi constituída em vários Veículos de Comunicação da cidade. 

Tramita nas comissões do Legislativo Municipal (Câmara de Vereadores) um Projeto  para a avaliação dos pares e se aprovado pelos vereadores e homologado pelo Prefeito, ser transformado em Projeto de Lei que trata, analisem os Senhores, da liberação do livre comércio 24 h por dia na cidade. 

Tal projeto vai sem dúvidas abalar as estruturas do município pela sua complexidade e total falta de nexo. 

Divulgação: Cidades em Foco

"Santa Maria é um município que por sua importante posição geográfica, merecia mais atenção e seriedade por seus Gestores e Legisladores, que sonham com o infinito sem estarem preparados para chegar às nuvens..."

Grandes capitais, tais como, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte, Goiânia, Cuiabá, Campo Grande, Palmas, Belém do Pará, São Luiz, Fortaleza, João Pessoa, Maceió, Sergipe, Macapá não adotaram a abertura do comércio nas 24 horas do dia.

Em alguns estados, as capitais possuem alguns serviços específicos, mas não na sua totalidade. 

Então, um projeto desta complexidade não tem cabimento.

Como Profissional de Comunicação em Santa Maria acompanhei inúmeros debates, audiências públicas e ferrenhos debates para abertura do comércio aos finais de semana e em todos os debates não foi aprovado, oque considero um atraso, pois  em praticamente todo o estado do Rio Grande do Sul, o horário livre é uma prática Comum, gerando empregos e oportunidades. 

Por outro lado, sou defensor dos trabalhadores do comércio em não aceitar, em virtude das propostas apresentadas, em Santa Maria, com  benefícios a classe patronal, sem gerar empregos e com a troca de horas trabalhadas por folga, proposto pelo Sindicato Patronal.

Agora, Senhores Seguidores, imaginem um Projeto, uma proposta absurda dessas, sem compromisso e sem compreender como se porta a economia de uma cidade, em especial; Santa Maria.

Ser o idealizador de uma ideia ou um projeto não significa evolução, dependendo da importância, complexidade e impacto que poderá causar de forma negativa. 

Imagine você que reside em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, você acorda as 03:40 da manhã, não tem oque fazer neste horário, então pensa:

"Vou lá no centro comprar uma calça Jeans ou com sabe um relógio, uma corrente de ouro. Ou no shopping comer uma pipoquinha e assistir um filme..."

Tem nexo?


VAMOS A PARTE LOGÍSTICA...

Se você reside no bairro camobi por exemplo, ou vai de táxi, de uber ou 99 se não possui automóvel, pois o último ônibus no sentido bairro centro, sai de camobi, as 21:00.

E aí como é que faz? Camobi fica a uma distância de 20 km do centro da cidade...

As lojas na madruga entregue as moscas e aos assaltantes, gastando energia e seus colaboradores, dormindo sobre mesas, araras de roupas, balcões.

Nos últimos anos a cidade de Santa Maria tem perdido muitos investimentos. A mais recente a ESA que foi para o Nordeste. 

Após a decisão, muitos foram as justificativas, dentre elas, um vereador, que não cabe aqui citar o nome, assim como o proponente do projeto de abertura do comércio 24 horas, por este Colunista entender em se tratar de publicidade, marketing pessoal, muito longe do conceito a bem da coletividade. 

Pois este vereador, concedendo entrevista a uma emissora de Rádio, justificou a Não vinda da ESA para o município, em virtude de jogada polícia. 


JOGADA POLÍTICA?

Jogada Política seria, se a cidade fosse a escolhida. Na minha opinião, Santa Maria, não possui as mínimas condições para receber a ESA ou qualquer investimento de grande monta.

Vou justificar, a negativa da vinda da ESA por exemplo, perguntando onde está o Aeroporto Civil da cidade, o terminal aéreo para carga e descarga, a estrutura e Logística...

E não me venham justificar que Santa Maria possui um Aeroporto, pois é um tremendo engodo, uma mentira. Oque a cidade possui é um terminal de embarque e desembarque, em pequeno espaço gentilmente concedido pela Força Aérea Brasileira em Camobi, sempre foi assim.

Poderia aqui elencar vários pontos, que somam negativamente na hora da escolha de Santa Maria para qualquer investimento de grande porte, como por exemplo, a mobilidade urbana e o distrito industrial, complemente abandonado, jogado às traças. 

Então Seguidores, não se iludam, estas propostas de projetos é para jogar para torcida, render votos, objetivo maior de políticos, mas de concreto nada. E se deseja ir mais afundo, vá até a câmera de vereador e veja a ATA de propostas de projetos. Lá você vai encontrar Moções de reconhecimento a Amigos e mudança de nome de ruas...

Nos últimos anos, tenho viajado por várias cidades, vários estados, conhecendo Projetos e Culturas, inúmeras reuniões empresarial e em comunidades, pelas funções que exerço como diretor de um Grupo de Comunicação. 

Afirmo aqui sem titubear, Cidades do porte e localização, como Santa Maria, que não possui um aeroporto Civil, descente não cresce, não evolui. É a prioridade número um para um município que pretende crescer.

As verdades existem para ser ditas, debatidas, apuradas.

O projeto está a disposição a disposição, assim espero, através do link:

 https://www.camara-sm.rs.gov.br/proposicoes/Projeto-de-Lei/0/1/0/74108

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.